Tomtex e Peter Do desenvolveram tecido a base de resíduos alimentares como camarões, lagostas e cogumelos
O desenvolvedor de materiais de base biológica, TomTex, juntou-se ao estilista de moda nova-iorquino Peter Do para criar dois looks para a Semana de Moda Primavera-Verão 2023 de Nova York.
Looks TomTex para o desfile Primavera Verão 2023 de Peter Do, ambos compostos por calças largas brilhantes e calças de gola alta, uma em camel e outra com acabamento preto.
A roupa é feita com o "novo biotecido não tecido" da TomTex, um material 100% biodegradável derivado de resíduos de alimentos derivados de caranguejo, camarão e cascas de lagosta e cogumelos, e tem a sensação e aparência de pele .
Nos países em desenvolvimento, os resíduos são frequentemente despejados em aterros sanitários ou no mar. No entanto, as cascas contêm produtos químicos úteis, como proteína, carbonato de cálcio e quitina, um polímero semelhante à celulose, mas contendo nitrogênio. O valor potencial dessas cascas para a indústria química é ignorado.
A parte superior da coleção traz uma grade em relevo que lembra fita revestida de polietileno, enquanto as calças são lisas, mas costuradas com detalhes e painéis.
O material TômTex, uma alternativa à pele sintética e animal, é feito de quitosana, um polímero. de fontes naturais, como a quitina. A empresa trabalha com fornecedores no Vietnã para coletar cascas e cogumelos para extrair o biopolímero de quitosana.
Fonte: https://www.dezeen.com/2022/09/27/peter-do-tomtext-biomaterial-shrimp-mushroom-food-waste-fashion/
Crédito imagem: _Uyen Tran._