Brilho sustentável: Stella McCartney lança coleção feita com Biosequins, as lantejoulas ecológicas feitas de biomaterial
A famosa estilista britânica Stella McCartney está sempre inovando e buscando por materiais mais ecológicos para suas coleções. E sua mais recente criação é uma tecnologia pioneira que é destaque na capa de abril da revista americana de moda, Vogue.
A marca patrocinada pela LVMH está usando o primeiro material de BioSequins (BioLantejoulas) sustentável do mundo, criado a partir de celulose vegetal, sem metais, minerais, pigmentos sintéticos ou corantes tóxicos. A Radiant Matter, uma startup focada em soluções de cores e materiais para a economia circular, colaborou com a criação dos BioSequins.
McCartney tem sempre buscado utilizar materiais sustentáveis em suas coleções, e o uso de enfeites é um desafio para a moda sustentável. A marca de Stella McCartney é livre de PVC desde 2010, inclusive nas lantejoulas utilizadas em suas coleções. Isso é importante, já que o plástico é um grande problema na moda e causa impacto no meio ambiente.
Segundo a LVMH, as mulheres britânicas compram 33 milhões de roupas com lantejoulas a cada temporada festiva, e 1,7 milhão dessas peças acabam em aterros depois de serem usadas apenas cinco vezes. Além disso, 35% dos microplásticos lançados nos oceanos do mundo são provenientes de roupas sintéticas. Por isso, a criação das BioSequins é um grande avanço para a moda sustentável e uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente.
Fonte: https://br.fashionnetwork.com/news/Stella-mccartney-inova-ao-usar-biomaterial-para-lantejoulas,1497318.html