Saiba mais sobre os Smart Textiles, tecidos com sensores que podem simular abraços

No conteúdo Modacad de hoje vamos falar sobre os smart textiles que são tecidos capazes de promover interações físico-digitais como por exemplo um abraço virtual com a sensação do abraço real.

Essas experiências podem conectar pessoas pela superfície da própria pele através de wearables sensoriais que simulam o toque tornando os contatos virtuais mais humanos.

Os Smart textiles propõe uma nova relação com o vestuário através de dispositivos que interagem com a nossa pele por meio de uma camada têxtil e que vibram em padrões específicos para criar sensações.

Com o aprimoramento da tecnologia será possível enviar mensagens sensoriais demonstrando carinho para amigos e familiares quando estão distantes uns dos outros, será possível experimentar sensações em viagens e passeios virtuais.

Tudo isso através dos sensores conectados em rede que criam estímulos táteis de pressão, vibração ou calor sendo enviados a partir de gestos ou movimentos detectados sobre a extensão do tecido.

Essas interações físico-digitais fazem parte do que está sendo chamado de Internet Of Skin, ou Internet da Pele em tradução livre, que propõe experiências que conectam pessoas. Um dos modelos que podemos citar é a camisa HugShirt, da marca CuteCircuit, que simula abraços.

Inclusive no texto sobre Wearables no nosso blog temos um exemplo de como esses Smart Textiles funcionam com o projeto The Sound Shirt que criou uma roupa especial com função sensorial que faz pessoas com deficiência auditiva sintam as vibrações de músicas clássicas.

Quer saber mais? Busque conteudo modacad com br no seu navegador

Busque também o app modacad com br no seu navegador. Conheça nossos modelos com moldes para o corte e costura. E faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos de modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens e começar a trabalhar. O acesso ao Modacad app é gratuito e ilimitado!

Foto destaque: Smart Textiles.Reprodução/CuteCircuit

Fonte: https://vogue.globo.com/moda/noticia/2021/12/pele-conectada-entenda-como-os-smart-textiles-podem-causar-sensacoes.html