Programa Cotton Brazil mostra as qualidades do algodão brasileiro ao mercado internacional

O algodão brasileiro tem qualidade consagrada, certificação ambiental e cada fardo conta com rastreamento online, para conquistar um mercado ávido por estas qualificações. Sabia que tudo isso e muito mais não é suficiente para conquistar o mercado internacional?

Programa Cotton Brazil mostra as qualidades do algodão brasileiro ao mercado internacional
Crédito: Foto de [Sze Yin Chan] na [Unsplash]

O algodão brasileiro tem um padrão de qualidade consagrado, a colheita mecânica garante a matéria prima limpa, os fardos contam com rastreamento online para uma logística de entrega precisa e o principal, 82% da fibra do algodão brasileiro tem certificação socioambiental.

Todas estas qualidades são vantagens competitivas na disputa de um mercado global que busca mais do que fornecimento de bons produtos, exigindo também sustentabilidade e preservação ambiental em seus processos produtivos.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) isso é tão importante que empresas e governos de vários lugares do mundo estão investindo em práticas responsáveis com o meio ambiente e usando materiais dentro dos princípios ESG Ambiental, Social e Governança.

Mas cumprir todas estas exigências não é o suficiente para o algodão brasileiro conquistar uma participação crescente no mercado internacional.

O presidente da ABRAPA, Alexandre Schenkel, disse em uma reunião do Comitê Gestor do programa Cotton Brazil, que comunicar ao mundo todas estas qualidades do algodão responsável do Brasil é um grande desafio.

Para cumprir este desafio foi criado o programa Cotton Brazil, que em dois anos já participou de 42 eventos pelo mundo, alcançando mais de cinco mil possíveis clientes e profissionais envolvidos.

Foram realizadas missões em 11 mercados asiáticos e uma missão levando produtores de algodã0 brasileiro para apresentar seus produtos em oportunidade junto a 10 outros mercados internacionais.

Agora este programa está começando a segunda fase, quando a ABRAPA divulga como o algodão brasileiro é produzido, desde as fazendas até quando é enviado para fora do país, para governos, indústrias, marcas e consumidores, especialmente na Ásia.

Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da ABRAPA, declara ser estratégico que os clientes mais importantes entendam que podemos entregar tudo o que eles exigem de seus fornecedores, desde a qualidade da fibra para uma produção confiável, até sustentabilidade certificada e rastreável.

O programa Cotton Brazil foi lançado em 2019 pela ABRAPA em parceria com a Apex Brasil e a Anea, com apoio das embaixadas brasileiras e adidos agrícolas em dez países importantes: China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito.

A responsável pelo projeto na ApexBrasil, Rafaela Albuquerque, avalia que o crescimento do programa Cotton Brazil garante que esta parceria será duradoura.

Na avaliação de Miguel Faus, presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (ANEA), o trabalho do Cotton Brazil é crucial para mostrar o algodão brasileiro ao mundo.

Fonte: https://textileindustry.ning.com/forum/topics/algod-o-brasileiro-amplia-foco-em-marcas-e-consumidores-mundiais