Piñayarn®, o fio têxtil feito de folhas de abacaxi
Em um mundo saturado de fibras têxteis sintéticas e processos produtivos poluentes, o Piñayarn é uma alternativa ecológica, biodegradável e compostável para o processo produtivo da indústria têxtil.
Piñayarn da Ananas Anam é um inovador fio com baixo impacto ambiental, feito a partir das folhas de abacaxi descartadas. Oferece uma solução têxtil 100% à base de plantas, reciclável e biodegradável, em um mundo dominado por têxteis à base de petróleo e fibras virgens que demandam recursos naturais intensivos.
As fibras das folhas de abacaxi usadas para criar o Piñayarn são um subproduto agrícola, o que significa que não é necessário utilizar terra adicional, água ou pesticidas para produzir a matéria-prima.
Por meio da valorização dos resíduos, o Piñayarn reduz a quantidade de folhas de abacaxi que seriam queimadas, economizando o equivalente a até 6 kg de emissões de CO2 por cada 1 kg de fio produzido.
Ao reaproveitar as folhas que geralmente seriam queimadas após a colheita do abacaxi, tecnologias inovadoras são usadas para extrair as fibras naturais e combiná-las com outras fibras à base de plantas, criando fios para o mercado têxtil.
O Piñayarn é produzido em um processo de produção de ciclo fechado, garantindo zero desperdício. A tecnologia de fiação a seco usada para produzir o Piñayarn não requer água e evita o uso de produtos químicos prejudiciais, resultando em um fio naturalmente respirável e biodegradável, com baixo impacto ambiental.
Além disso, o Pyñayarn é feito com fibras 100% à base de plantas para criar um fio compostável e biodegradável. Ele tem especificações personalizáveis, … adequado para tecer tecidos e tricotar malhas, é adaptável também para produção têxtil de materiais para os setores de calçados, vestuário e acessórios.
Atualmente está disponível nas espessuras de fio Ne8, Ne10, Ne16 e Ne20, em 1 ou 2 cabos.
Fonte: Ananas Anam com - Pinayarn