O estilista indígena Maurício Duarte cria o traje de Ailton Krenak para a cerimônia de condecoração na embaixada da França
O estilo arrojado deste estilista representando a cultura originária brasileira na condecoração de Ailton Krenac que recebe a distinção de uma insígnia de honra da França.
Na noite da última segunda-feira 13 de maio, o ativista e defensor incansável dos povos originários e do meio ambiente, Ailton Krenak, foi agraciado com a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra na Embaixada da França em Brasília.
A solenidade contou com um detalhe importante que deu ainda mais destaque a representatividade indígena: a vestimenta de Krenak, uma peça de alfaiataria única no tom terracota, foi elaborada pelo estilista indígena, Maurício Duarte.
A escolha de Duarte para criar a roupa que acompanharia o recebimento da honraria por Krenak foi um gesto emblemático, realçando não apenas a singularidade do traje, mas também a valorização da cultura e da arte indígena brasileira em um evento de projeção internacional.
Durante a cerimônia, as palavras do Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, mostraram o reconhecimento da França ao trabalho incansável de Krenak em prol dos direitos dos povos originários e da preservação ambiental. Lenain enfatizou a importância da condecoração, destacando qie essa é uma das mais altas honrarias da República Francesa, reservada a indivíduos cuja trajetória e contribuições representam valores de excepcional importância.
Ailton Krenak, em seu discurso, falou sobre diversidade e cuidado com o meio ambiente e expressou sua gratidão pela condecoração, e pela oportunidade de compartilhar suas reflexões. O evento, que contou também com a performance da cantora indígena Kaê Guajajara, reafirmou o compromisso mútuo entre França e Brasil na defesa dos direitos humanos, da diversidade cultural e da preservação ambiental.
Fonte: Agencia Brasil