Loopamid: inovação na reciclagem de resíduos têxteis
Já conhece o loopamid®? Este material está transformando resíduos textêis sintéticos em materiais novos de alta qualidade através de uma parceria entre BASF e Inditex que resultou na primeira jaqueta 100% reciclada feito com essa tecnologia. Quer entender como essa magia acontece? Vem com a gente!
Hoje vamos falar sobre a tecnologia inovadora por trás do loopamid®, material revolucionário desenvolvido pela BASF, que é uma poliamida 6 (PA6), comumente conhecida como nylon 6, produzida exclusivamente a partir de resíduos têxteis.
Essa tecnologia permite a reciclagem de tecidos descartados de poliamida em fibras e materiais sintéticos de qualidade como se fossem novos.
Esta solução circular pioneira, resultado da colaboração entre a BASF e a Inditex, deu vida à primeira jaqueta feita inteiramente com loopamid, utilizando 100% de resíduos têxteis.
O loopamid representa um avanço significativo na busca por uma moda mais sustentável. Com ele, a Inditex criou uma jaqueta que não apenas redefine os limites da moda consciente, mas também demonstra o potencial da economia circular na indústria da moda.
Seguindo uma abordagem de "design para reciclagem", todas as partes da jaqueta, desde os tecidos até os botões e zíperes, são feitas de loopamid®. A tecnologia avançada por trás do loopamid® permite a reciclagem de materiais têxteis pós-industriais e pós-consumo, preservando suas características originais e garantindo um ciclo de vida sustentável.
Para garantir a produção de acordo com os princípios da economia circular, a Inditex uniu forças com líderes do setor de fabricação de roupas, como a ModaRe, programa de coleta operado pela Caritas, e empresas como RadiciGroup, YKK e Velcro Companies. Essa colaboração exemplifica o compromisso da Inditex em impulsionar a inovação e transformar resíduos têxteis em recursos valiosos.
Javier Losada, diretor de sustentabilidade da Inditex, destaca a importância da colaboração e inovação para avançar em direção a um setor têxtil mais responsável. "Essa colaboração é um ótimo exemplo de como podemos usar a nova tecnologia para transformar resíduos têxteis em um novo recurso", diz Losada. "Estamos comprometidos em impulsionar novas capacidades de coleta e reciclagem para fechar o ciclo e dimensionar a reciclagem de resíduos pós-consumo."
Com metas ambiciosas de sustentabilidade, tanto a BASF quanto a Inditex estão liderando o caminho para uma moda mais sustentável e circular. Enquanto a BASF busca dobrar suas vendas geradas com soluções para a economia circular até 2030, a Inditex tem como objetivo que 100% de seus produtos têxteis sejam feitos exclusivamente de materiais com uma pegada ambiental menor até o mesmo ano. Essa parceria exemplifica o poder da inovação e colaboração na criação de um futuro mais sustentável para a indústria da moda.
Fonte: Segs com br = Do Lixo ao guarda roupa primeiro nailon 100 produzido de residuos texteis e novidade para circularidade da moda