Conheça a Fibe, startup que faz fibras têxteis a base de Batata
Seria possível transformar resíduos de batata em moda sustentável? A startup Fibe acredita que sim. Usando hastes de batata, ela produz fibras têxteis que exigem 99% menos água que o algodão e ainda são comparáveis à seda. Será o início de um novo tecido sustentável?
A indústria da moda é conhecida por ser uma das principais causadoras de poluição. Apesar de várias soluções terem sido propostas, como reciclagem, regulamentações e mudança para produção local, ainda é necessário fornecer fibras novas para atender às demandas têxteis.
Surge então a pergunta: será que os resíduos da colheita de batata podem se tornar uma fonte sustentável de fibra têxtil? A startup chamada Fibe encontrou uma solução inovadora ao criar tecidos sustentáveis a partir desses resíduos.
As hastes das batatas são geralmente descartadas em grande quantidade, pois não podem ser utilizadas como alimento para o gado devido à toxicidade e também são difíceis de serem compostadas. Isso resulta em mais de 250 milhões de toneladas de material fibroso sendo desperdiçado, incinerado ou deixado para se decompor todos os anos em todo o mundo, o que poderia ser utilizado para suprir mais de 60% do consumo global anual de roupas.
A Fibe coleta esses resíduos abundantes e de baixo custo dos agricultores e os transforma em fibras têxteis. Esse processo utiliza 99% menos água, 92% menos energia e 90% menos terra do que o cultivo de algodão, além de promover a agricultura de alimentos ao mesmo tempo.
O método consiste em separar as fibras individuais das hastes, garantindo que tenham comprimentos adequados e sejam quimicamente semelhantes aos tecidos naturais. A Fibe reduz custos de pesquisa e desenvolvimento ao utilizar equipamentos existentes para produzir os fios internamente e, em seguida, terceiriza a tecelagem e tingimento para fábricas especializadas.
Posteriormente, a Fibe vende as fibras de batata para empresas de moda alinhadas com a visão de sustentabilidade. Segundo a empresa, o diâmetro das fibras das hastes de batata é comparável à seda e proporciona uma sensação suave. Além disso, essas fibras mostram promessa como propriedades antimicrobianas. No geral, essa solução oferece uma alternativa sustentável e escalável para a produção eficiente de fibras de batata.
Fonte: https://neofeed.com.br/inovacao/caule-de-batata-pode-se-tornar-o-novo-ingrediente-da-industria-da-moda