Entenda as dificuldades da reciclagem de roupas no Brasil

Você já parou para pensar sobre o destino das suas roupas usadas? A reciclagem têxtil pode ser a resposta para um problema crescente, mas muitos ainda não sabem como agir. Descubra como pequenas mudanças podem impactar a sustentabilidade na moda e o que empresas estão fazendo!

Entenda as dificuldades da reciclagem de roupas no Brasil
Crédito imagem: Viktoriia Oleinichenko/iStock.com

"em contato" "conteúdo Modacad"

Reciclagem têxtil é um dos temas mais desafiadores em relação a sustentabilidade. Já existem dados que indicam que o consumidor está pronto para dar um destino adequado às roupas que não usa mais, porém ainda não existem informações suficientes para que esse consumidor saiba o que precisa fazer quando a peça precisa realmente de descarte.

Os destinos mais comuns para peças que não serão mais usadas são exemplos as doações para igrejas e projetos sociais, ou até mesmo para pessoas próximas, de acordo com o Instituto Modefica esse hábito é comum para 87,9% da população, a revenda em mercado de segunda mão vem crescendo, porém é um hábito comum apenas para 20,3% das pessoas.

As roupas que não podem ser repassadas poderiam ser recicladas, mas mais da metade das pessoas entrevistadas nunca ouviu falar sobre reciclagem de tecidos, mas estariam dispostas a reciclar caso exista essa possibilidade.

Para que esse processo comece a ser mais efetivo é necessário conectar as empresas e os consumidores para desenvolverem melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as empresas já estão caminhando para ações mais consciente da cadeia produtiva, o passo seguinte é engajar o consumidor para entender a responsabilidade do descarte correto. Um bom exemplo são as empresas como a Malwee e C&A que já tem projetos de coleta de roupas que seriam descartadas.

Facilitar e ampliar o acesso a reciclagem têxtil poderia ser uma solução viável e eficiente para diminuir os impactos ambientais da indústria da moda. já que com base em dados das empresas de coleta o resíduo têxtil de domicílios corresponde a cerca de 6% da coleta total. Por outro lado os resíduos têxteis de regiões como o Brás em São Paulo tem coletas de cerca de 45 toneladas diárias, o que corresponde a 16 caminhões de lixo têxtil destinados a aterros sanitários.

Quer saber mais? Busque conteudo.modacad.com.br no seu navegador

Busque também o app.modacad.com.br no seu navegador. Conheça nossos modelos com moldes para o corte e costura. E faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos de modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens e começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad app é gratuito e ilimitado!

Fonte: https://textileindustry.ning.com/forum/topics/consumidor-est-maduro-para-reciclagem-de-roupas-mas-desconhece