Diesel transforma resíduos em moda sustentável no outono do hemisfério norte
A Diesel, marca que faz parte do grupo italiano OTB especializado em luxo, está lançando uma coleção de 28 mil pares de jeans no próximo outono. A grande novidade dessas peças é que, pelo menos, 20% das fibras usadas na fabricação são produzidas de material reciclado, coletado por seus fornecedores na Tunísia. Esses fornecedores já conseguiram recolher várias toneladas de resíduos têxteis, dos quais mais da metade são reutilizáveis.
No ano passado, a Diesel colaborou com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) para criar uma solução de reciclagem de circuito fechado para resíduos de corte de tecido. Esse projeto faz parte do programa SwitchMed financiado pela União Europeia e tem como objetivo mostrar como os resíduos gerados durante o processo de fabricação podem e devem ser considerados recursos valiosos. Além disso, destaca como modelos de negócios circulares, que englobam toda a cadeia de suprimentos, podem levar a um uso mais responsável da matéria-prima.
A Diesel e a UNIDO concentraram seus esforços na criação de um sistema de reciclagem local na Tunísia, onde as sobras de corte são cuidadosamente separadas nas fábricas de confecção. Esses restos são reciclados mecanicamente para se transformarem em fibras de algodão regeneradas, que são posteriormente incorporadas novamente aos processos de fiação e tecelagem para a produção de tecidos denim.
De acordo com um estudo recente da UNIDO, a indústria têxtil da Tunísia gera anualmente cerca de 31 mil toneladas de resíduos têxteis, dos quais 55% são considerados inúteis.
Essa iniciativa da Diesel não apenas transforma resíduos em moda, mas também promove uma abordagem mais sustentável para a indústria da moda.
Fonte: jornal-t.pt noticia diesel transforma residuos na moda do proximo outono