Coletivo de costureiras bolivianas se livram de trabalhos exploratórios e lançam coleção de moda

"em contato" "conteúdo Modacad"

Um grupo de costureiras bolivianas em São Paulo transformou suas vidas ao escapar de um ambiente de exploração e fundar sua própria confecção. Cada uma delas trazia sonhos distintos – ajudar a família, conquistar a casa própria – mas, ao chegar, encontrou um sistema que só oferecia trabalho informal, remuneração baixa e jornadas exaustivas.

Nancy, uma das costureiras, decidiu mudar sua história. Ela aprendeu a costurar e trabalhou em Bom Retiro, onde morava na própria oficina. A remuneração por peça costurada a ajudou a alugar um espaço, mas a exaustiva carga de trabalho dificultava seu sonho de independência. Então, resolveu comprar sua própria máquina e ser sua própria chefe.

Em 2012, Nancy se inscreveu em cursos de línguas e negócios na Aliança Empreendedora, onde aprendeu português e como precificar suas criações. Ela se juntou a um grupo de mulheres no Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (Cami), onde muitas eram mães solo buscando entender seus direitos e aprendendo sobre confecção e modelagem. Assim nasceu o coletivo Sartasiñani, cujo nome significa "levantemo-nos!" na língua aymara, uma homenagem à sua herança cultural.

Com nove integrantes, o Sartasiñani opera de forma independente no bairro da Casa Verde Alta, em home office, sem intermediários. Em outubro deste ano, lançaram sua primeira coleção, "Latinossomos", em colaboração com a escola de moda intercultural Ewa Poranga. As roupas, inspiradas na rica cultura andina, trazem estampas vibrantes e são unissex.

O Sartasiñani já se firmou, mas Nancy enfrenta desafios: recursos para novos produtos e aprimoramento do português para estabelecer parcerias. A jornada dessas mulheres é um exemplo inspirador de superação e luta pela autonomia.

Quer saber mais? Busque conteudo.modacad.com.br no seu navegadorBusque também o app.modacad.com.br no seu navegador. Conheça nossos modelos com moldes para o corte e costura. E faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos de modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens e começar a trabalhar.O acesso ao Modacad app é gratuito e ilimitado!

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/costureiras-bolivianas-se-livram-exploração-050500723.html