A Biomimética aplicada à moda pode ajudar a diminuir o Fast Fashion

Como já falamos no blogModacad, a biomimética é um campo de estudo em que os cientistas examinam a natureza e se inspiram em comportamentos, estruturas e materiais naturais para criar elementos de design, novas tecnologias e novos produtos.

Em relação aos tecidos têxteis, a natureza fornece muitos exemplos de combinações de cores, padrões e formas que se tornaram uma fonte de inspiração para os designers.

Mas a biomimética na indústria da moda vai muito além da aparência do têxtil. As criações têxteis a partir da biomimética tem se mostrado mais sustentáveis e podem utilizar de processos naturais que protegem melhor nossos corpos e aumentam o conforto, como por exemplo os tecidos que imitam couro feitos a base de vegetais e cogumelos, a seda feita do bagaço da laranja, entre outros exemplos.

Nos últimos 150 anos, desde a Revolução Industrial, com o desenvolvimento da fabricação em massa, a humanidade adotou um sistema linear de extração, consumo e descarte dos materiais usados no dia a dia.

A produção de roupas, calçados e acessórios em massa nos colocou diante de uma crise ecológica e o que está em jogo é o nosso futuro no planeta.

Para reverter esse quadro, as indústrias tem buscado alternativas para transformar o seu modo de produção, inclusive no setor da moda, que é um dos mais poluentes do mundo. Nesse caso as roupas, calçados e acessórios desenvolvidos com materiais que usam a biomimética tem grande potencial para revolucionar o mercado da moda já que tem boa durabilidade, são biodegradáveis e a grande maioria desses produtos gastam menos energia, água e geram menos resíduos em suas produções.

Para entender sobre a biomimética na moda acesse nossos textos em blog.modacad.com.br/tag/biomimetica/

Fonte: https://sagresonline.com.br/biomimetica-aplicada-na-moda-visa-a-reducao-do-fast-fashion/

Crédito capa: Crédito:bogdanhoria/iStock