Arezzo inicia projeto de rastreabilidade do couro

Arezzo inicia projeto de rastreabilidade do couro
Crédito imagem: pexels

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O grupo Arezzo &Co, um dos maiores fabricantes de sapatos do país está desenvolvendo um projeto de rastreabilidade do couro quer retraçar o caminho da origem dos bois que são a fonte de sua principal matéria-prima, o couro.

A companhia se comprometeu a ter a rastreabilidade completa da cadeia até 2024.

Hoje, cerca de 10% do faturamento bruto da Arezzo vem de exportações e da operação nos Estados Unidos.

Se, para os gigantes da carne, a rastreabilidade é um desafio, para a indústria calçadista ele ganha contornos adicionais, a cadeia é mais longa e conta com atores menos profissionalizados. Chegar aos animais de origem significa muitas vezes ir até fazendas onde foram abatidos para consumo próprio – com o couro vendido a barracas na estrada, onde é salgado, para só então seguir para os curtumes.

Ainda que o blockchain ajude a dar segurança às transações ao longo da cadeia, a principal dificuldade na rastreabilidade é completamente analógica: chegar a todos os elos da cadeia e engajá-los no processo.

Com cinco fábricas próprias e algumas terceirizadas, a Arezzo tem como principal elo com a indústria os curtumes de acabamento, onde é feito o processamento final do couro, que já vem pronto para ser transformado em bolsas e sapatos.

Esses curtumes compram o couro de distribuidores ou dos chamados curtumes de ribeira, que processam o chamado “couro verde”, in natura. Eles, por sua vez, compram a matéria-prima de frigoríficos ou das barracas de estrada.

Por isso, o processo de rastreabilidade é também um processo de digitalização.

A Arezzo criou uma plataforma para rastrear o couro e está num processo de integração de sistemas com os fornecedores, que deve cobrir cerca de 80% do volume de couro comprado pela companhia.

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Fonte: http://textileindustry.ning.com/forum/topics/como-a-arezzo-quer-rastrear-o-couro-dos-seus-sapatos