Abrapa, Reserva e Renner se unem para lançar Programa SouABR para rastrear a origem do algodão e seu processo de produção no Brasil

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) se uniu à Reserva, do grupo Arezzo&Co, e à Renner para lançar o inovador Programa SouABR (Algodão Brasileiro Responsável), em uma parceria que marca a estreia da rastreabilidade em larga escala na cadeia têxtil nacional. Esta iniciativa pioneira visa proporcionar aos consumidores brasileiros total transparência sobre a origem e o processo de produção do algodão presente em suas roupas.

O Programa SouABR é projetado para oferecer uma visão clara e detalhada sobre a certificação socioambiental do algodão, destacando o compromisso dos produtores com os pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. As peças com essa certificação garantem que o algodão foi produzido de acordo com rigorosos padrões de responsabilidade e boas práticas.

O processo começa na fazenda, onde a produção segue um protocolo abrangente que cobre desde o respeito ao meio ambiente e às leis trabalhistas até a eficiência econômica. A certificação ABR avalia 178 itens distribuídos em oito critérios fundamentais, incluindo contratos de trabalho, proibição de trabalho infantil e forçado, liberdade sindical, não discriminação, segurança e saúde ocupacional, práticas ambientais e boas práticas no local de trabalho.

Os consumidores podem acessar essas informações por meio de um QR Code presente na etiqueta das roupas. Ao escanear o código, é possível rastrear a origem do algodão, desde a fazenda onde foi cultivado até a fiação, tecelagem ou malharia que transformou o algodão em tecido, e a confecção responsável pela peça final. Essa tecnologia proporciona um entendimento completo do ciclo do algodão e reforça a importância de escolhas de moda mais conscientes e sustentáveis.

Fonte: Redação Guia Jeans Wear|
Saiba mais: https://guiajeanswear.com.br/noticias/abrapa-reserva-e-renner-lancam-programa-de-rastreabilidade-para-algodao-brasileiro/